05 de Outubro de 2022 Geral

ABTTC é recebida pela Diretoria de Operações da SPA

ABTTC é recebida pela Diretoria de Operações da SPA | ABTTC
Encontro teve como objetivo apresentar propostas de melhoria na norma de agendamento de caminhões recém-publicada

No dia 05 de outubro a ABTTC, representada por seu Diretor Vice-presidente Luiz Alberto de Azevedo Levy Jr. e pelo Diretor Executivo Wagner Rodrigo Cruz de Souza, foi recebida pela Diretoria de Operações da Santos Port Authority para discutir melhorias na norma de agendamento de caminhões publicada no dia 26 de setembro de 2022. Os representantes da ABTTC foram recebidos pelo Diretor de Operações Marcelo Ribeiro de Souza, pelo Gerente de Planejamento Logístico Roberto Paveck Pinheiro e pelo Superintendente de Operações Portuárias Carlos Augusto Fonseca de Abreu.

Na ocasião a ABTTC demandou que a tolerância para a alteração de dados do agendamento, tais como motorista, veículo, reboque, seja equânime entre o fluxo de importação e o fluxo de exportação e padronizada pela Autoridade Portuária em todos os Operadores Portuários, ou seja, que seja permitida a alteração destes dados até o momento de chegada do veículo no gate do Operador Portuário, pois há uma série de fatores alheios ao controle do terminal retroportuário que motivam esta alteração, tais como acidentes, quebras etc.

Também foi solicitado que seja avaliada a manutenção da tolerância de, no mínimo, 1 (uma) hora antes da hora alvo da janela para que a carga seja recepcionada pelos Terminais Portuários, evitando assim que os veículos sejam represados pelos Terminais Retroportuários. Também foi solicitado que seja estabelecido um canal para que os usuários e/ou Terminais Retroportuários possam informar eventuais situações para que a Autoridade Portuária analise quanto ao acionamento do Plano de Contingência, que deverá ser respeitado pelos Operadores Portuários, de forma a evitar penalidades aos usuários, sobretudo com a cobrança de tarifa de no-show.

A ABTTC solicitou que a SPA garanta maior transparência quanto a disponibilização de janelas pelos Operadores Portuários, assim como defendeu a necessidade de avançar na integração sistêmica entre os Operadores Portuários e os Terminais Retroportuários, de forma a propiciar uma melhor dinâmica na captura de janelas. A ABTTC convidou os representantes da SPA a conhecerem a estrutura operacional e de recursos humanos disponibilizada pelos Recintos Especiais para o Despacho Aduaneiro de Exportação – REDEX para tentar capturar as janelas ofertadas pelos operadores portuários, o que agrega custos desnecessários às exportações brasileiras.

Os representantes da SPA manifestaram que a norma busca trazer uma melhor dinâmica no fluxo portuário, assim como destacaram a possibilidade e o compromisso dos operadores portuários em oferecerem mais janelas de agendamento. Destacaram ainda a importância de entidades como a ABTTC manifestarem sugestões para o aprimoramento da norma, que serão analisadas pela Autoridade Portuária.

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