12 de Maio de 2023 Geral

ABTTC promove reunião com a diretoria do SINTRAMMAR

ABTTC promove reunião com a diretoria do SINTRAMMAR | ABTTC
Reunião teve como objetivo discutir soluções quanto as recorrentes cobranças de sobretaxas para a movimentação de mercadorias.

No dia 09 de maio a ABTTC – Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres promoveu uma reunião com a diretoria do SINTRAMMAR para discutir soluções quanto as recorrentes cobranças de sobretaxas para a movimentação de mercadorias.

A ABTTC expôs que alguns trabalhadores avulsos vinculados ao SINTRAMMAR têm adotado a prática de paralisar as atividades de movimentação das mercadorias alegando que as cargas se apresentam fora do padrão de estivagem esperado pela categoria, com o claro intuito de aferir ganho adicional dos terminais requisitantes de mão de obra avulsa, através de cobrança de taxas adicionais, mesmo estas não estando previstas na Convenção Coletiva vigente. Complementou ainda informado que a entidade tem sido procurada por representantes dos exportadores informando que a imprevisibilidade quanto aos custos para a movimentação das mercadorias na área de jurisdição do SINTRAMMAR tem contribuído para a migração de cargas a outros complexos portuários ou a serem exportadas sem que ocorra a conteinerização.

A Diretoria do SINTRAMMAR manifestou que não concordam com as cobranças indevidas e não corroboram com a postura adotada por essa minoria de trabalhadores que não refletem o padrão de comprometimento da categoria de movimentadores avulsos, porém, em decorrência da postura desta minoria toda a categoria é prejudicada com a queda nos postos de trabalho. Ponderou ainda que se realmente constatado o abuso por parte de alguns exportadores, que as empresas sejam justas e corrijam a situação, e o SINTRAMMAR a seu turno também orientará a categoria para que sejam juntos e apliquem as sobretaxas somente quando contatados os excessos. A Diretoria do SINTRAMMAR entende ser possível avançar na discussão de soluções para os problemas decorrentes das cobranças de sobretaxas, propondo uma nova rodada de conversas entre a ABTTC e o SINTRAMMAR.

 

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.