06 de Dezembro de 2022 Geral

AEN: Setor portuário paranaense é destaque no ranking das maiores empresas do Sul

Além da Portos do Paraná, fazem parte da lista o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP); Rocha Terminais Portuários; Cattalini Terminais Marítimos; Fospar; Pasa; e Porto Ponta do Félix.

Sete empresas que integram o setor portuário paranaense em Paranaguá e Antonina figuram no ranking das 500 maiores da região Sul do País, divulgado na semana passada. O levantamento realizado pela Revista Amanhã em parceria com a PwC Brasil é considerado o mais importante indicador regional de empresas do País. Ele foi feito com base nas informações financeiras de 2021.

A Portos do Paraná ficou em 234º no ranking nacional (crescimento de 15 posições em relação a 2020) no geral e 86º no estadual. Copel, Sanepar, Celepar, Cohapar, Fomento Paraná e BRDE (nesse caso, parte paranaense) também aparecem nesse ranking.

Além da empresa pública do setor, fazem parte da lista o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP); Rocha Terminais Portuários; Cattalini Terminais Marítimos; Fospar; Pasa; e Porto Ponta do Félix. Confira a lista completa aqui.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressalta a participação da comunidade portuária do Estado no setor de transporte e logística. “Ter empresas que atuam nos portos paranaenses neste seleto grupo demonstra a relevância do setor para a região, sejam operadores portuários, arrendatários ou a própria autoridade portuária, no caso da Portos do Paraná”, explica.

“Essas grandes empresas geram emprego e renda para o Litoral do Estado. Além disso, pagam impostos que serão investidos pelas prefeituras em serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura”, afirma.

Em 2021, 56% dos valores acumulados de Imposto Sobre Serviços (ISS) em Paranaguá vieram da atividade portuária. Em Antonina, a participação chegou a 59%.

A atividade portuária é essencial para a geração de empregos que movimenta a economia local. São mais de 9 mil postos de trabalho diretos em Paranaguá e Antonina, além de milhares de empregos indiretos, como transportes, serviços, comércio, o que representa quase 44% dos empregos locais. Todos os meses, o setor injeta mais de R$ 33 milhões em salários na economia da região.

 

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.