03 de Novembro de 2022 Geral

Agrolink: Brasil exportou recorde de milho e carne bovina

Para a soja, as exportações excederam a expectativa e ficaram 23% acima do ano passado

Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) indicam recorde de exportação de milho e carne bovina para o mês de outubro. “Para o milho o volume embarcado no mês ficou em 7,20 milhões de toneladas, ficando 302% acima do volume embarcado em outubro do ano passado e 20% acima do último recorde para o mês atingido em 2019”, comenta a AgResouce.

“Com esse volume, as exportações anuais totalizam 31,87 milhões de toneladas de janeiro a outubro, 118% acima do acumulado no mesmo período do ano passado”, completa a consultoria.

Para a carne bovina, os embarques brasileiros totalizaram 188,6 mil toneladas. “O dado foi 129% superior ao ano passado visto que nesse período de 2021 a China se ausentou do mercado brasileiro de carne bovina devido a suspensão das importações por conta da constatação de 2 casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (“Vaca Louca“) atípica no Brasil. Em relação ao último recorde, também atingido em 2019, o dado ficou 11% acima”, indica.

“No acumulado de 2022, as exportações já somam 1,69 milhão de toneladas, um ritmo 25% superior ao observado no mesmo período do ano passado”, informa.

Para a soja, as exportações excederam a expectativa e ficaram 23% acima do ano passado, ao serem indicadas em 4,06 milhões de toneladas. “O dado comprova que o ritmo de exportação de final de temporada segue aquecido, o que pode ser justificado pela competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Para 2022, as exportações são indicadas em 74,98 milhões de toneladas, ritmo 8% inferior ao ano passado devido à quebra de safra”, complementa.

Para os fertilizantes, o ritmo de importações segue diminuindo. “Segundo os dados da SECEX, foram importadas 2,83 milhões de toneladas, uma redução mensal de quase 15% enquanto no comparativo anual a redução é ainda mais intensa, em 40%”, conclui.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.