29 de Março de 2022 Geral

Canal Rural: Abiove reduz projeção da safra 2022 de soja para 125,3 milhões de toneladas

Apesar da queda na safra, o processamento estimado se mantém inalterado em 48 milhões de toneladas

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) reduziu a projeção da safra de soja de 2022 para 125,3 milhões de toneladas.

A previsão corresponde a uma queda de 7,7% em comparação com a estimativa anterior, de janeiro (135,8 milhões de t).

Segundo a entidade, o corte leva em consideração “as perdas decorrentes dos problemas climáticos que afetaram algumas regiões do país”.

Apesar da queda na safra, o processamento estimado se mantém inalterado em 48 milhões de toneladas, em virtude das boas expectativas para a exportação do farelo e do óleo de soja, bem como para o consumo interno de farelo.

A Abiove esclarece que, em janeiro de 2022, o setor processou 2,6 milhões de toneladas, para uma amostra que historicamente representa 83,5% do esmagamento nacional. Corrigindo esta quantidade para contemplar toda a cadeia nacional de soja, o resultado indica um crescimento de 19,7% sobre janeiro de 2021, atingindo 3,1 milhões de toneladas.

A venda doméstica de óleo de soja deve alcançar 7,9 milhões de toneladas este ano, queda de cerca de 1,5% em comparação com 2021 (8,017 milhões de t), e o mesmo patamar registrado em 2019, em virtude da manutenção da mistura do biodiesel ao diesel fóssil em 10% (B10) ao longo do ano.

Segundo comunicado da Abiove, por causa principalmente do menor consumo doméstico, o estoque de passagem está projetado em recorde para 2023, em mais de 600 mil toneladas. A exportação e a produção continuam sem mudanças ante as estimativas anteriores em, respectivamente, 1,7 milhão e 9,7 milhões de toneladas.

Dados consolidados
A Abiove concluiu as estatísticas de 2021 do complexo soja, e confirmou que no ano passado o Brasil colheu a maior safra da sua história, 138,9 milhões de toneladas, que resultou em recordes de 86,1 milhões de toneladas exportadas e em 47,8 milhões de toneladas processadas.

Conforme a associação, este esmagamento, 2% superior a 2020, refletiu em produção e venda recordes do farelo de soja. A quantidade produzida alcançou 36,8 milhões de toneladas, das quais 52% destinaram-se ao abastecimento do mercado nacional (19,2 milhões de toneladas) e 17,2 milhões à exportação, além da formação de estoque.

No caso do óleo de soja, o destaque coube à exportação. Ela desempenhou papel fundamental para absorver parte do óleo inicialmente destinado à produção de biodiesel. Segundo a Abiove, a redução da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel fóssil pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), contrária ao legalmente previsto para o ano, frustrou a demanda doméstica pelo óleo de soja, hoje a principal matéria-prima do renovável. Como resultado, enquanto o consumo interno de óleo caiu 6% sobre 2020, a exportação cresceu quase 50% no período.

 

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.