12 de Setembro de 2022 Geral

China2Brazil: Comércio exterior de bens da China aumenta 10,1% nos primeiros 8 meses do ano

Nos primeiros oito meses do ano, o valor total das importações e exportações de bens da China saltou 10,1% no ano para 27,3 trilhões de yuans (cerca de US$ 3,95 trilhões), continuando a manter um crescimento de dois dígitos, segundo dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas da China, em 7 de setembro.

As exportações do país cresceram 14,2% em uma base anual para 15,48 trilhões de yuans, enquanto as importações cresceram 5,2% para 11,82 trilhões de yuans. O superávit comercial saltou 58,2% anualmente para 3,66 trilhões de yuans.

O comércio exterior alcançando um crescimento estável, mostra plenamente a forte resiliência do desenvolvimento do nosso comércio exterior. Li Kuiwen, diretor do Departamento de Análise Estatística da Administração Aduaneira da China, disse que este ano, o país coordenou eficazmente a prevenção e o controle da Covid-19 e o desenvolvimento econômico e social, introduziu continuamente a política da série de comércio exterior estável, promoveu a estabilidade do comércio exterior, expandiu as vantagens e aumentou a vitalidade.

Segundo as estatísticas alfandegárias da China, nos primeiros oito meses, sete províncias e cidades, incluindo Guangdong, Jiangsu, Zhejiang, Xangai, Pequim, Shandong e Fujian, importaram e exportaram mais de um trilhão de yuans, totalizando 20,54 trilhões de yuans, um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior, contribuindo para o crescimento do comércio exterior nacional em mais de 70%.

As exportações de produtos mecânicos e elétricos cresceram 9,8% para responder por 56,5% do total, e as exportações de produtos de mão-de-obra intensiva saltaram 14,1% em relação ao ano anterior.

As empresas privadas viram as importações e exportações aumentarem 14,9% em comparação ao ano passado, para 13,68 trilhões de yuans de janeiro a agosto, respondendo por 50,1% do total do país.

O valor comercial das empresas com investimento estrangeiro aumentou 2,4%, e o das empresas estatais aumentou 15,1% no mesmo período.

Com a consolidação da posição de maior nação comercial de mercadorias do mundo, a China tornou-se um importante parceiro comercial para mais de 120 países e regiões em todo o mundo. Os números mostram que as nossas importações e exportações para os nossos principais parceiros comerciais, como a ASEAN, a União Europeia e os Estados Unidos, continuaram cresceu 14%, 9,5% e 10,1%, respectivamente.

Entre estes, destaca-se a libertação contínua de dividendos comerciais desde a entrada em vigor, este ano, do acordo Regional de Parceria Económica Abrangente (RCEP). No mesmo período, as importações e exportações aumentaram 20,2% e 7,5% entre a China e os países membros da RCEP.

O Ministro Assistente do Comércio Li Fei disse, em seguida, o Ministério do Comércio irá acelerar o desenvolvimento do comércio eletrônico internacional, métodos comerciais de compras de mercado e outros novos modelos de negócios. Além disso, vai apoiar a exportação de novos veículos de energia e outros produtos-chave, abrir canais para que as empresas de comércio exterior recebam pedidos, proporcionar mais conveniência para as empresas exibirem e negociarem e ajudar as empresas a melhorar a taxa de câmbio e outras capacidades de resposta a riscos.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.