19 de Novembro de 2021 Sem categoria

Comércio marítimo enfrenta a tempestade Covid-19 mas deverá crescer 4,3% em 2021, diz UNCTAD

O impacto da pandemia Covid-19 nos volumes do comércio marítimo em 2020 foi menos severo do que inicialmente esperado, mas seus efeitos indiretos serão de longo alcance e podem transformar o transporte marítimo, de acordo com a Revisão do Transporte Marítimo 2021 da UNCTAD publicada em 18 de novembro.

chr38nbsp;

O relatório mostra que o comércio marítimo diminuiu 3,8% em 2020, refletindo um choque inicial, mas se recuperou no final do ano e deve aumentar 4,3% em 2021. As perspectivas de médio prazo para o comércio marítimo permanecem positivas, mas sujeitas a “ riscos e incertezas crescentes ”.

chr38nbsp;

Ventos contrários afetam o comércio marítimo

chr38nbsp;

Embora reconheça a recuperação nascente, o relatório pinta um quadro de pressões sem precedentes nas cadeias de abastecimento globais, picos dramáticos nas taxas de frete, aumentos de preços significativos no horizonte para consumidores e importadores e mudanças potenciais nos padrões de comércio devido a tensões comerciais e na busca por mais resiliência.

chr38nbsp;

“Uma recuperação duradoura dependerá do caminho da pandemia e em grande parte dependerá da capacidade de mitigar os ventos contrários e da implantação de uma vacina em todo o mundo”, disse a secretária-geral da UNCTAD, Rebeca Grynspan.

chr38nbsp;

“Os impactos da crise do Covid-19 afetarão mais duramente os pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS) e os países menos desenvolvidos (LDCs)”, explicou a Sra. Grynspan.

chr38nbsp;

A UNCTAD diz que a pandemia expôs e ampliou os desafios que já existiam na indústria de transporte marítimo, notadamente a escassez de mão de obra e as necessidades de infraestrutura.

chr38nbsp;

Isso aumenta a preocupação com a contínua crise induzida pela pandemia em torno das mudanças de tripulação, com bloqueios, fechamento de fronteiras e falta de voos internacionais, deixando centenas de milhares de marítimos presos no mar, incapazes de serem substituídos ou repatriados.

chr38nbsp;

O relatório pede atenção urgente dos Estados fornecedores de bandeira, porto e mão-de-obra para acabar com a crise de mudança de tripulação, insistindo que todos os Estados devem ser partes nos instrumentos jurídicos internacionais relevantes, incluindo a Convenção do Trabalho Marítimo de 2006. Insta os governos e a indústria a continuar trabalhando juntos e em colaboração com organizações internacionais relevantes para facilitar as mudanças de tripulação.

chr38nbsp;

Fatores que elevam os preços ao consumidor

chr38nbsp;

O relatório afirma que gargalos na cadeia de abastecimento têm prejudicado a recuperação econômica, já que a retomada do comércio gerou desafios logísticos induzidos pela pandemia, incluindo falta de equipamentos e contêineres, serviços menos confiáveis, portos congestionados e maiores atrasos e tempos de espera.

chr38nbsp;

As restrições do lado da oferta no transporte marítimo de contêineres também estão afetando o comércio e o transporte marítimo. Enquanto os pedidos de novos navios diminuíram 16% em 2020, continuando a tendência de queda dos anos anteriores, em 2021 as companhias de navegação responderam às limitações de capacidade com um aumento de novos pedidos.

chr38nbsp;

As companhias marítimas se beneficiaram com o aumento das taxas de frete, observa o relatório, já que sobretaxas, taxas e taxas aumentaram temporariamente ainda mais depois que o navio porta-contêineres Ever Given bloqueou o Canal de Suez em março de 2021.

chr38nbsp;

Os custos crescentes de transporte de contêineres têm sido um desafio para todos os comerciantes e gerentes da cadeia de abastecimento, diz o relatório, mas especialmente para transportadores menores, que podem ser menos capazes de absorver a despesa adicional e estão em desvantagem ao negociar taxas e reservar espaço em navios.

chr38nbsp;

Se o atual aumento nas taxas de frete de contêiner continuar, isso aumentará significativamente os preços de importação e ao consumidor, alerta o relatório. A análise da UNCTAD prevê que

chr38nbsp;

os níveis globais de preços de importação aumentarão em média 11% como resultado dos aumentos das taxas de frete, mas os SIDS que dependem principalmente do transporte marítimo para suas importações podem enfrentar aumentos de até 24%.

chr38nbsp;

Se as taxas de frete de contêiner permanecerem em seus níveis atuais elevados, os preços globais ao consumidor deverão ser 1,5% mais altos em 2023 do que seriam de outra forma. No entanto, espera-se que o aumento seja de 7,5% nos SIDS e de 2,2% nos LDCs.

chr38nbsp;

“Diante dessas pressões de custo e da perturbação duradoura do mercado, é cada vez mais importante monitorar o comportamento do mercado e garantir a transparência na definição de taxas, taxas e sobretaxas”, recomenda o relatório.

chr38nbsp;

Megatendências moldando o transporte marítimo

chr38nbsp;

A pandemia acelerou megatendências que podem transformar o transporte marítimo a longo prazo, afirma o relatório.

chr38nbsp;

Ele catalisou a digitalização e a automação, o que deve proporcionar eficiência e economia de custos. No entanto, a indústria naval também está enfrentando a adaptação ao clima e a resiliência, e a necessidade urgente de descarbonizar e encontrar combustíveis alternativos para reduzir as emissões, o que inevitavelmente terá um custo, diz a UNCTAD.

chr38nbsp;

“Ao expor as vulnerabilidades das cadeias de abastecimento existentes, a interrupção do Covid-19 intensificou a necessidade de construir resiliência e reviveu o debate sobre a globalização e as cadeias de abastecimento do futuro”, disse Shamika N. Sirimanne, diretora de tecnologia e logística da UNCTAD.

chr38nbsp;

Sobre as preocupações com o aumento de reshoring e nearshoring, o relatório aponta que pode ser simples reshorar a produção de mão-de-obra intensiva e de baixo valor, mas é mais complexo mover a produção e trocar de fornecedores por manufatura de médio e alto valor agregado.

chr38nbsp;

O relatório prevê uma mistura de reshoring, diversificação, replicação e regionalização, com a China ainda provavelmente a permanecer como um local de manufatura líder. É provável que surjam modelos operacionais “híbridos” envolvendo modelos de cadeia de suprimentos just-in-time e just-in-case. Esses ajustes podem levar a uma demanda por serviços de transporte marítimo mais flexíveis, com implicações para os tipos e tamanhos de navios, portos de escala e distâncias percorridas.

chr38nbsp;

Enquanto isso, o e-commerce, acelerado pela pandemia, transformou os hábitos de compra dos consumidores e os padrões de gastos e impulsionou a demanda por instalações de distribuição e armazenamento que são habilitados digitalmente e oferecem serviços de valor agregado. Isso poderia gerar novas oportunidades de negócios para embarques e portos.

chr38nbsp;

Olhando para o futuro, a UNCTAD diz que a recuperação socioeconômica global dependerá de um transporte marítimo inteligente, resiliente e sustentável e de um amplo esforço de vacinação em todo o mundo, com os países em desenvolvimento tendo um acesso mais justo às vacinas.

chr38nbsp;

Insta a indústria, os governos e as organizações internacionais a garantir que os marítimos sejam designados como trabalhadores-chave e vacinados com prioridade.

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.