01 de Dezembro de 2021 Sem categoria

Cresce em 9% a movimentação de cargas em portos brasileiros

Cresce em 9% a movimentação de cargas em portos brasileiros

Persio Neto, Gerente de Filial na Costa Brasil, fala sobre os fatores que impulsionaram o crescimento do setor portuário e referente o aumento da movimentação de cargas nos portos brasileiros.

 

Segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o setor portuário brasileiro movimentou 591 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2021. O número representa um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Persio Neto, Gerente de Filial na Costa Brasil, fala sobre esse número: "É importante ressaltar que em 2020 houve um crescimento de 4,2% sobre 2019. Acredito que a grande desvalorização do real frente ao dólar proveu aumento das exportações de produtos, como grãos e petróleo bruto, esses pontos são influenciadores do aumento neste primeiro semestre".

 

O minério de ferro foi a carga mais transportada nos primeiros seis meses do ano de 2021: 171,8 milhões de toneladas, com um crescimento de 12% em comparação com o primeiro semestre de 2020. Já o petróleo apareceu na segunda posição com 97,2 milhões de toneladas, crescimento de 8%. A soja, contêineres e derivados de petróleo também se destacaram.

 

Para Persio, o investimento linear é fundamental para o crescimento do setor: "Para que esse crescimento continue em 2022, é necessário tomar ações que auxiliem a escoar a produção de nosso agronegócio bem como repensar as estruturas dos principais portos permitindo investimentos, assegurando maior eficiência. Importante criar um cenário econômico que viabilize a consolidação de outros setores industriais como protagonistas de crescimento nas movimentações em nossos portos". 

 

Segundo o levantamento da ANTAQ, a expectativa para o segundo semestre deste ano é que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas. Promessa de crescimento de 5,5% em relação a 2020.

 

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.