Um estudo conjunto Deloitte-ESPO identifica quatro categorias de tendências que estão transformando a paisagem portuária: ambiental, tecnológica, geopolítica e demográfica. Com base nessas categorias, o estudo, focado nas das autoridades portuárias europeias, identifica o que está em transformachr38ccedil;ão.
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chr38ldquo;O objetivo do estudo é entender o que impulsiona as decisões dos portos hoje, como os portos vão se adaptar e navegar por este mundo em transformachr38ccedil;ão e o que é necessário para otimizar esse processo, para que os portos na Europa possam continuar a ser um catalisador de crescimento sustentável, inteligente e resiliente ”, comentou Isabelle Ryckbost, secretária geral da ESPO .
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O estudo, 'Portos europeus na encruzilhada de transichr38ccedil;ões', é baseado em negociachr38ccedil;ões com 55 líderes portuários europeus. O documento concluiu que, em geral, as autoridades portuárias na Europa estão assumindo novas funchr38ccedil;ões adicionais além de suas funchr38ccedil;ões tradicionais. Essas funchr38ccedil;ões podem abranger trabalho ambiental, sustentabilidade, economia azul e circular.
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Embora tenham se tornado desenvolvedores comerciais e proprietários estratégicos ativos, seu papel público e atividades voltadas para a missão continuam sendo importantes e estão aumentando.
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A maior variedade de funchr38ccedil;ões, responsabilidades e partes interessadas implica uma maior complexidade, o que requer mais do que nunca um forte chr38ldquo;gestor” portuário como parceiro neutro e facilitador na cadeia de valor e no ecossistema portuário mais amplo.
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A diversidade, a complexidade e a escala dos desafios que se avizinham impulsionam os portos a cooperar com outros portos, desde coalizões em um único projeto até fusões plenas. Mas a cooperachr38ccedil;ão com outras partes interessadas também será crucial para encontrar soluchr38ccedil;ões viáveis para questões como tornar o setor marítimo mais verde ou a digitalizachr38ccedil;ão do ecossistema portuário. Ao se associar, os portos podem alavancar um conhecimento externo ou reduzir o risco de certos investimentos.
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Receitas diminuindo
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O estudo também identifica algumas possíveis tensões. Em primeiro lugar, embora o papel do órgão gestor do porto esteja se expandindo, as receitas frequentemente estão diminuindo. Em segundo lugar, os portos são ativos pesados e os investimentos em infraestrutura têm prazos muito longos devido a licitachr38ccedil;ões públicas, financiamento e procedimentos de autorizachr38ccedil;ão. Isso torna particularmente desafiador para os portos responder e reagir rapidamente às realidades que mudam da noite para o dia em tempos de perspectivas de mercado muito incertas.
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O relatório sugere uma oportunidade para revitalizar a relachr38ccedil;ão porto-cidade, uma vez que as novas funchr38ccedil;ões das autoridades portuárias, inclusive no campo da economia circular e das energias renováveis, os tornam um parceiro muito relevante para o 'esverdeamento' da cidade e os tornam atraentes para empregos de diferentes perfis na cidade.
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