25 de Outubro de 2022 Geral

Economia SP: Qual é a importância da integração para o comércio exterior moderno? 

Por Ramon Batistella, head de arquitetura e pré-vendas na eCOMEX NSI.

Nos últimos anos, o Comércio Exterior brasileiro passou por mudanças profundas. E, claro, a expectativa é de que a modernização do segmento não pare por aí, abrindo portas para que tecnologias promissoras potencializem os níveis de produtividade em organizações da área. Hoje, o cenário é de evolução contínua, seja por parte de autoridades responsáveis, que criam e gerenciam ferramentas voltadas para a comunicação entre público e privado, e também por iniciativas de grandes empresas, responsáveis por estruturar um ambiente digital capaz de acompanhar todos esses aprimoramentos.

Sob a ótica do gestor, existe um ponto crítico para o sucesso de movimentações que objetivam a inovação. Afinal, seguindo o intuito de simplificar a rotina de operações, reduzir o nível de complexidade interna e potencializar o talento humano é fundamental que os processos permaneçam integrados, o que expõe a importância de se atentar a funcionalidades e detalhes no momento da contratação de um software.

Comunicação em real time e dados consolidados
O fluxo operacional para importadoras e exportadoras não é simples, isso é fato. São inúmeras as fontes de informações que chegam à companhia, com quesitos legais, geográficos e processuais que só dificultam a condução de atividades efetivas, ágeis e, principalmente, seguras. Sem o suporte tecnológico, esse contexto fica ainda mais desafiador, com consequências pesadas para a integridade e o sucesso da gestão como um todo.

Construir um espaço de integração em relação ao Comércio Exterior é o primeiro passo para reduzir ruídos de comunicação, evitar a ocorrência de erros e reformular a atuação dos profissionais – sempre com agilidade, seja para solucionar problemas ou apontar melhorias.

Na prática, com etapas automatizadas, as equipes terão tempo hábil para trabalhar com base em dados refinados, que servirão de referência para decisões assertivas e conscientes. O resultado é uma cultura organizacional suficientemente madura para absorver todos os benefícios oferecidos pela tecnologia, demonstrando a aderência desejada por lideranças do segmento.

Expertise e tecnologia: a díade do parceiro ideal

Atualmente, para os que buscam entrar de vez na era 4.0, existem alternativas atrativas no mercado. Porém, nem todas apresentam as condições necessárias para integrar os processos, de forma personalizada e adequada à realidade do negócio. Portanto, é imperativo contar com uma solução especializada, que contemple, sem exceções, todas as demandas exigidas atualmente.

Mirar na tecnologia como um divisor de águas é uma medida compatível com o presente e também o futuro, mas deve ser conduzida com um olhar fundamentalmente estratégico. Isso significa, em outras palavras, priorizar desenvolvedores que vão além de ajustes estruturais, oferecendo, inclusive, a participação de especialistas em Comex.

Para concluir, respondendo à pergunta que intitula o artigo, a integração é um dos elementos que justificam o prestígio por trás de ferramentas inovadoras. Não é por acaso o avanço tecnológico sobre o Comércio Exterior, e com a união entre conhecimento técnico e a eficiência digital, é possível sustentar uma gestão modernizada, com alto desempenho e competitividade.
- via https://economiasp.com

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.