06 de Março de 2023 Geral

Estadão: DP World vai investir R$ 200 mi para expandir terminal de contêineres

Multinacional de logística planeja ampliar capacidade de movimentação anual no Porto de Santos

Operadora de um dos três principais terminais de contêineres do Porto de Santos, a multinacional de logística DP World vai investir R$ 200 milhões este ano para expandir as atividades. O plano é aumentar a capacidade de movimentação anual do terminal de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) para 1,4 milhão, e ampliar o cais de 1,1 mil metros para 1,3 mil metros. Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, o terminal ocupa 845 mil m², e tem mais 130 mil m² disponíveis para expansão.

Atualmente, a movimentação de contêineres no complexo santista, o maior da América Latina, é concentrada em três terminais: DP World, BTP e Santos Brasil. O governo federal estuda, há algum tempo, expandir a capacidade de movimentação com mais uma área, conhecida como STS10.

Novo terminal atenderá alta na demanda

O novo terminal, que ainda não foi leiloado, está sendo pensado em função da expectativa de crescimento da demanda para movimentação de contêineres. A DP World afirma que o projeto de expansão visa justamente garantir que a capacidade portuária permaneça à frente da demanda crescente.

Empresa investiu R$ 3 bilhões no País em 10 anos

Segundo a empresa, que tem sede em Dubai, a injeção de R$ 200 milhões marca a terceira rodada de investimentos desde o início das operações no Brasil, em julho de 2013. Foram mais de R$ 3 bilhões gastos até o momento na implantação e expansão do terminal.

Para o projeto mais recente, a companhia irá promover uma expansão do cais em 150 m para o lado oeste e 40 m para o lado leste. Com essa ampliação, o cais estará apto para receber grandes navios, como as embarcações de 366 metros. O Porto de Santos recebeu, em 2021, homologação da Marinha do Brasil para operar esses navios, os maiores previstos para a Costa Leste da América do Sul. O cronograma para conclusão da obra da DP World é de até dois anos. A retroárea será entregue ainda este ano. Já as obras do cais ficarão prontas em 2024.

Estratégia é diversificar cargas
O CEO da DP World, Fabio Siccherino, afirma que o investimento no Porto e Santos é um movimento “calculado” que reflete a posição do ativo como “artéria” importante de transporte e logística na região.

Segundo ele, a empresa tem como vantagem a localização, com área excedente e acesso ferroviário, que permite a expansão de capacidade. “Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à estratégia de diversificação de cargas, ajudando a atender os setores da economia nacional e posicionando os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global”, disse.

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