08 de Maio de 2023 Geral

Estadão: Márcio França: ‘Privatizar Porto de Santos está fora de cogitação, foi um devaneio’

Segundo ministro dos Portos e Aeroportos, tentativas do governo Bolsonaro foram um ‘devaneio’

RIO - O ministro dos portos e aeroportos, Marcio França, disse nesta sexta-feira, 5, que a privatização do Porto de Santos e de outras autoridades portuárias pelo País estão fora de cogitação. Segundo França, as tentativas do governo anterior nesse sentido foram um “devaneio”.

O ministro disse, ainda, que pretende lançar a concorrência para a construção do túnel Santos-Guarujá entre o fim desse ano e início de 2024, obra que será financiada com recursos só próprio porto. França deu as declarações em visita ao Porto do Rio, no fim da manhã desta sexta.

O ministro argumentou que portos são ativos estratégicos para a economia nacional, que não podem ser concedidos a empresas estrangeiras, muitas delas estatais, que poderiam interferir na dinâmica de exportações do Brasil, concorrentes às de seus países.

“Isso (privatizar o Porto de Santos) está fora de cogitação. Foi um certo devaneio”, disse França.

O ministro citou o exemplo da concessão portuária que aconteceu no Espírito Santo, onde as tarifas teriam sido aumentadas em 1.580%, gerando uma enxurrada de reclamação dos usuários, lista que inclui a mineradora Vale.

Túnel Santos-Guarujá

Sobre Santos, especificamente, França falou em adaptar o plano de condicionar uma eventual concessão à construção do túnel Santos-Guarujá. O atual governo pretende abrir a concorrência para a construção do túnel entre o fim desse ano e o começo de 2024 e, após ter a estrutura construída, conceder sua operação.

“Vamos colocar publicada a concorrência do túnel esse ano ou no começo do ano que vem, sem precisar vender o Porto e com recursos do Porto. Era inocente a ideia de vender os portos”, afirmou. “A obra será pública (do Túnel) e depois de pronto será concedido para alguém administrar”, afirmou.

Integrar portos e cidades
Segundo França, uma das motivações para a sua visita às instalações do Porto do Rio é verificar as possibilidades para aumentar a integração desse porto com a cidade e seus habitantes, o que ele considera mais fácil em função da proximidade com o centro da cidade.

“Vamos buscar essa integração da cidade com o Porto. Vamos levar o modelo para todo o Brasil, Santos, Salvador, Natal, Belém. Queremos que as pessoas, as donas da cidade, possam olhar os navios, as docas, tenham uma experiência gastronômica”, afirmou.

França destacou o fato de o Rio ter uma das primeiras reformas de Porto relevantes do País. “Aqui há galpões bem arrumados, e queremos que tenham outras ocupações, como as artística e gastronômicas”, disse.

O ministro também citou a possibilidade de se fomentar um mercado de navios com passeios internos a cidade e mais constantes, em que as pessoas possam fazer passeios de até seis horas a um tíquete médio acessível, bem abaixo dos cruzeiros tradicionais.

Os estudos para a privatização do Porto de Santos foram feitos na gestão do então ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, hoje governador do Estado de São Paulo. Procurado para falar sobre o assunto, ele não se pronunciou sobre as declarações de França. Mas, em recentes entrevistas, o governador continua apoiando a privatização.

Segundo ele, o que está em jogo é a competitividade do porto, responsável por mais de 30% do fluxo de comércio exterior do Brasil. A privatização, diz Tarcísio, traz a oportunidade de mobilizar capital em pouco tempo para o aprofundamento do canal, mobilização das áreas adjacentes até Cubatão e expansão de um para quatros berços voltados para o turismo.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.