02 de Março de 2021 Sem categoria

Exportações de soja do Brasil caem 40% em fevereiro com atraso na colheita

As exportações brasileiras de soja recuaram 40% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020, para 2,9 milhões de toneladas, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira (1º).

chr38nbsp;

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de milho, no entanto, saltaram de 340,26 mil toneladas em fevereiro de 2020, para 822,9 mil toneladas em igual mês deste ano.

chr38nbsp;

Soja

A produção de soja 2020/21 do Brasil deve alcançar o recorde de 133,48 milhões de toneladas, estimou nesta segunda-feira a consultoria StoneX, com um avanço ante os 132,77 milhões projetados em fevereiro, enquanto a produção de milho foi revisada para baixo após atrasos no plantio da segunda safra.

chr38nbsp;

Segundo a StoneX, os volumes mais significativos de chuvas registrados a partir de janeiro beneficiaram o desenvolvimento da oleaginosa, mesmo com preocupações sobre o clima afetando a colheita.

chr38nbsp;

"O principal determinante desse crescimento foi a revisão dos números do Rio Grande do Sul, com aumento da área plantada e da produtividade. Também houve melhora dos rendimentos esperados em Goiás", disse a analista de inteligência de mercado da consultoria Ana Luiza Lodi.

chr38nbsp;

Ela lembrou que no Rio Grande do Sul o ciclo da soja começa na segunda metade de outubro, e dessa forma o clima de janeiro e fevereiro é determinante para o resultado final.

chr38nbsp;

"Mesmo com a irregularidade climática nos primeiros meses do ciclo da soja, as chuvas em janeiro e também em fevereiro permitiram a recuperação das lavouras em algumas áreas, principalmente do que foi plantado mais tarde", acrescentou.

chr38nbsp;

Milho

Se por um lado as precipitações contribuíram para a produtividade da oleaginosa, por outro elas prejudicaram a colheita, o que consequentemente postergou o plantio do milho segunda safra.

chr38nbsp;

A estimativa da StoneX para a produção total de milho no país caiu de 110,2 milhões de toneladas para 108,5 milhões.

chr38nbsp;

"As preocupações com o atraso do plantio na safrinha de milho já têm refletido em expectativa de uma produção brasileira mais enxuta do cereal no ciclo 2020/21, junto aos impactos desfavoráveis também na safra de verão", alertou a consultoria.

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.