Uma fila de 8 km de caminhões foi registrada na BR – 230, em Itaituba (PR). A rodovia dá acesso ao porto de Miritituba. Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou que o congestionamento na região de Miritituba acontece em um trecho sem pavimento da rodovia e é reflexo da chuva e do aumento do tráfego neste momento de colheita da safra.
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Nos últimos anos, as exportações contribuíram para o represamento dos embarques. Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, faltaram ações dos governantes para essa situação ser evitada. “Isso aconteceu por causa do nosso subdesenvolvimento administrativo”, afirma.
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Ainda sobre o problema, Rosa diz que faltou investimento. “O governo municipal não tirou dinheiro para cuidados do estacionamento em um porto tão importante para o estado. Não só isso, o Ministério da Agricultura deveria ter atuado com inteligência para previsão de alerta. Os produtores não merecem, depois de tudo o que fazem, construir pontes, viver atolando, etc”.
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Apesar de problemas de logística, o Brasil avançou no escoamento de grãos via portos do Arco Norte. “Os custos de transporte de soja e milho, em especial nos estados centrais, caíram até 40%. Também houve aumento de 482% no volume de carga dos últimos 10 anos. É um desafio que merece mais atenção e prioridade dos governos”, conclui.
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