27 de Junho de 2022 Geral

Folha: Ferrovias esperam mais dez reajustes de frete neste ano

Revisões anuais previstas em concessão se baseiam no IPCA

Enquanto as empresas de transporte ferroviário pedem à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) um reajuste extraordinário para equilibrar os impactos da disparada do diesel sobre o setor, a agência reguladora tem outros dez aumentos ordinários para conceder neste ano.

São os reajustes anuais, previstos nos acordos de concessão, com base no IPCA para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Quatro concessionárias terão suas tarifas reajustadas em julho: Rumo Malha Oeste, Vale Estrada de Ferro Carajás, Vale Estrada de Ferro Vitória a Minas e Ferrovia Norte Sul Tramo Central.

Em agosto será a vez da Ferrovia Centro-Atlântica. Em setembro, a da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Em outubro, a Estrada de Ferro Paraná Oeste.

A MRS Logística tem o reajuste programado para novembro, segundo a ANTT, antes da Ferrovia Norte Sul Tramo Norte e da Ferrovia Transnordestina Logística, em dezembro.

Outras delas já tiveram a revisão, como a malha central da Rumo, que foi de 11,73%.

Segundo a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), entidade que enviou ao regulador o pedido de ajuste extraordinário no frete, os efeitos do mega-aumento do combustível impactam tanto a operação quanto a construção de novas ferrovias.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.