20 de Setembro de 2022 Geral

Forbes: Safra de cana do centro sul do Brasil deve crescer em 2023/24

Segundo a consultoria StoneX, a recuperação na produtividade dos canaviais do centro-sul em 2023/24 tende a continuar, com alta de 4,2% ante 2022/23

A moagem de cana–de-açúcar do centro-sul do Brasil em 2023/24 (abril/março) foi estimada em 583,2 milhões de toneladas, aumento de 4,6% ante a temporada anterior, à medida que o setor mantém uma recuperação de produtividades e aumentará ligeiramente a área plantada, de acordo com a primeira avaliação da consultoria StoneX sobre a próxima temporada.

“Após enfrentar um período grande de seca e de fortes geadas durante o ciclo 2021/22, o setor sucroenergético vem demonstrando sinais de recuperação nesta safra 2022/23, e deve permanecer sustentando esse otimismo na próxima temporada, que se iniciará em abril de 2023″, disse a consultoria.

“Até o momento, os modelos climáticos apontam para um volume de precipitações mais próximas da normalidade, com exceção dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que possuem expectativa de chuvas acima do normal”, acrescentou um relatório.

Segundo a StoneX, a recuperação na produtividade dos canaviais do centro-sul em 2023/24 tende a continuar, com alta de 4,2% ante 2022/23 — ainda que de modo preliminar, a consultoria projeta que o TCH (Tonelada de Cana por Hectare) em 75,5.

A área canavieira também deve observar leve recuperação das perdas projetadas para 2022/23, quando o plantio foi o menor em mais de uma década devido à concorrência com soja e milho, segundo dados da estatal Conab.

“Embora a rentabilidade elevada das demais culturas como a soja e o milho mantenha uma competitividade elevada com os canaviais em algumas regiões, a conjuntura para o setor sucroenergético se mostra favorável para a ampliação dos investimentos na produção”, disse a StoneX.

A consultoria projetou crescimento anual de 1,0% na área, para 7,78 milhões de hectares.

Safra atual
A moagem de cana do centro-sul do Brasil em 2022/23 foi estimada em 557,5 milhões de toneladas, estável ante a previsão divulgada em julho, que já apontava aumento de 6,6% ante a temporada anterior, segundo dados da StoneX.

A manutenção foi feita a despeito de a moagem estar mais baixa na comparação anual, já com a safra chegando na metade.

“Apesar desse recuo na moagem ter sido evidenciado desde o início da safra, como consequência da estratégia adotada pelas usinas de atrasar o início da colheita para recuperar a produtividade dos canaviais, a diferença vem diminuindo quinzena a quinzena, devendo inverter o cenário na segunda quinzena de outubro”, disse.

Dessa forma, a produção de açúcar do centro-sul do Brasil 2022/23 foi estimada em 33,3 milhões de toneladas, estável ante previsão anterior, assim como a estimativa para o etanol de cana, que aponta fabricação de 25,3 bilhões de litros.

Na comparação anual, a produção de açúcar deve crescer 3,8%, enquanto a de etanol de cana deve avançar 4,9%.

Considerando etanol de milho, a produção total do centro-sul deve aumentar 8,1% ante o ciclo passado, para 29,8 bilhões de litros.

 

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.