13 de Janeiro de 2023 Geral

G1: 'Aproximar as áreas técnicas', diz secretária de Infraestrutura do governo de SP sobre o Porto de Santos e a construção do túnel


Em entrevista ao Bom Dia SP, a secretária afirmou que a construção do túnel entre Santos e Guarujá está dentro do projeto da concessão do Porto de Santos à iniciativa privada.






A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, durante o Bom dia São Paulo, desta quinta-feira (12), disse a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, é uma questão a ser definida. Segundo ela, a decisão inicial é da construção de um túnel submerso.






"É uma discussão a travessia, certamente", disse a secretária. Ela falou que foi realizada uma reunião entre o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quarta-feira (11), para alinhar temas referentes ao Porto de Santos. Segundo ela, o projeto da construção do túnel está relacionado à concessão do complexo portuário.




"O que a gente vai tentar nas próximas semanas, isso foi acordado em Brasília, aproximar as áreas técnicas para tentar encaminhar o projeto do Porto de Santos, que é um projeto que vai trazer muitos benefícios para a sociedade, de forma geral, São Paulo, Brasil, Baixada Santista. E, dentro dele, estaria o projeto do túnel" disse a secretária.






A análise do processo de privatização do Porto de Santos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foi adiado em dezembro. Relator do caso, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, apresentou um voto favorável ao projeto do governo federal. Ele também concordou em conceder ao mesmo grupo privado a concessão do porto e a construção de um túnel entre Guarujá e Santos.




Com dúvidas sobre a modelagem, os ministros Walton Alencar, Benjamin Zymler e Vital do Rêgo pediram vista do processo. Com isso, o caso só deve voltar à pauta nos primeiros meses de 2023.









Projetos



 

Existem dois projetos alternativos para a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. O projeto do túnel tem um trajeto de 1,7 km, com três faixas de rolagem em cada sentido. O projeto inclui acesso para ciclistas, pedestres e, futuramente, uma via exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos.





Já o projeto da ponte, projetado pela Ecovias, tem 7,5 km de extensão, com início na entrada de Santos e término próximo ao acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos.




Programa de Parcerias de Investimentos



 

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia aprovou o início dos estudos de um túnel imerso para fazer a ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em janeiro de 2022.





Conforme o conselho, entre os objetivos do empreendimento, estão a maior segurança para as operações de tráfego de embarcações - com o desvio do trânsito para o túnel -, mobilidade urbana e operacional entre as margens portuárias e a redução das interferências de navegação no canal do porto. A previsão das autoridades federais era de que o edital fosse lançado no terceiro trimestre de 2022.














Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.