15 de Setembro de 2022 Geral

G1: Necessidade de expansão nos portos brasileiros é abordada durante evento

Segundo dados, cerca de 55,8% da área total dos complexos seguem vazias

O transporte marítimo de contêineres usa navios cada vez maiores. É necessária a adaptação dos terminais para receber esses navios, com maior berço de atracagem, maior área de armazenagem e maiores investimentos em equipamentos de embarque, desembarque e movimentação de contêineres. É um cenário que exige vultosos investimentos, que só grandes players estão preparados para fazer.

No Brasil, o Consultor de Logística Multimodal, Luis Claudio Montenegro, afirmou que 55,8% da área total dos portos brasileiros estão vazios. O percentual equivale a 18,95 milhões de m². Segundo ele, se o país começasse a utilizar 70% deste espaço, arrecadaria mais de R$ 3 bi por ano.

O consultor também ressaltou a importância do terminal STS10 começar a funcionar em Santos. "Ele abrange uma área grande na parte nobre do local". Montenegro confirmou que existe um grande planejamento para a expansão das atividades no local, mas por alguns fatores ainda não aconteceram.

Em contrapartida, o secretário nacional de Portos, Mario Povia, disse que o complexo santista já viveu momentos piores e hoje em dia está em um bom caminho. Para ele, mesmo com o STS10 ainda vazio, o porto de Santos está atendendo as demandas em termos de capacidade.

Grandes navios

Durante o Summit Portos 2022, muito foi abordado sobre o Brasil não conseguir atender navios com mais de 13 mil TEUs e que isso acaba fazendo com que as operações no país sejam mais delicadas e custosas.

Para Jonas Mendes Constante, diretor de projetos da Fundación Valenciaport, não faz sentido o complexo santista, principal brasileiro e do hemisfério sul não conseguir receber navios com carregamentos superiores a este número.

Serviço

O SUMMIT PORTOS 2022 - Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.