14 de Setembro de 2022 Geral

G1: Pandemia acentua necessidade de portos brasileiros olharem para o futuro

Coordenador da ABPA falou sobre o assunto durante o primeiro painel do Summit Portos 2022

O Brasil carece de grandes investimentos em infraestrutura para alcançar desenvolvimento competitivo e sustentável, principalmente após o surgimento da pandemia da Covid-19.

É urgente alavancar a eficiência do setor portuário para colaborar com a melhoria do ambiente de negócios no país, reduzindo os custos das transações comerciais e gerando empregos e renda.

Esta necessidade foi citada por José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador de assuntos logísticos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante o Summit Portos 2022. Para ele, a pandemia acabou potencializando ainda mais a necessidade de olhar para o futuro na parte de escoamento da produção.

De acordo com o professor e consultor na área de infraestrutura, Gesner Oliveira, a entrada de novos investidores é a resposta para que os portos brasileiros consigam atingir um novo patamar de oferta de serviços. Para ele, um dos pontos para atrair players, é a verticalização do setor, onde a redução das tarifas e aumento na movimentação de contêineres traria um bom retorno para os interessados.

Durante sua fala, Gesner ainda afirma que esess benefícios da verticalização não se encerram nos terminais, e trazem vantagens para toda a cadeia logística dos portos

Painel Diagnóstico do Setor Portuário
No primeiro painel do evento, o consultor na área de infraestrutura, economista e professor da FGV, Gesner Oliveira também citou a importância do Brasil estar nas principais rotas internacionais para que se tenha ainda mais avanço no setor.

Segundo ele, atualmente o país está fora do jogo, mas que não deve entregar os pontos justamente por ser uma potência agro.

Serviço
O SUMMIT PORTOS 2022 - Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube.

Para saber mais sobre o evento, acompanhe o especial publicitário do G1 Santos e Região com a cobertura completa do SUMMIT PORTOS 2022 - Capacidade e Competitividade.

 

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.