22 de Agosto de 2022 Geral

Globo Rural: Procura por açúcar brasileiro faz fila de navios crescer nos portos

O movimento de busca é um reflexo dos problemas enfrentados mundialmente pelas safras de beterraba

O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de açúcar e, neste ano, a procura pelo produto brasileiro está grande. A demanda é tanta que uma fila gigantesca de navios está se formando e crescendo nos principais portos do Brasil.

Segundo dados da Agência Williams, citados pela Reuters, 86 navios devem carregar o açúcar brasileiro com destino a outros países neste mês. A fila indica que país vai exportar 3,6 milhões de toneladas do produto neste mês, um valor quase três vezes maior do que no ano passado. Nesta mesma época em 2021, havia apenas 36 navios e um volume de pouco mais de 1,3 milhão de toneladas a serem embarcadas.

Os dados oficiais de exportação nas primeiras semanas de agosto confirmam esse aumento de procura externa, com uma alta de 30% no volume embarcado. Esse interesse dos importadores pelo açúcar brasileiro é explicado por problemas com a safra de beterraba, bastante usada pelos europeus como matéria-prima, enquanto, no Brasil, o açúcar é produtzido a partir da cana-de-açúcar.

Um comerciante internacional ouvido pela Reuters disse que as preocupações com o clima podem estar levando esses países a antecipar suas compras e, assim, garantir o abastecimento interno com o açúcar brasileiro. Na Europa, o tempo seco tem prejudicado as plantações de beterraba, assim como na China, outra grande produtora do legume.

Esse quadro de ferta e demanda tem feito as cotações do açúcar subirem no mercado internacional, principalmente os contratos que são referentes ao mercado disponível (isso é, que negocia imediatamente os produtos). Já os contratos referentes a safras futuras, que são negociados na bolsa, indicam que pode haver uma melhora na oferta lá na frente, com a entrada de novas safras e, consequentemente, uma redução nos preços.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.