24 de Setembro de 2021 Sem categoria

Portaria conjunta vai ampliar as comissões locais de facilitação do comércio para todas as alfândegas do país

A Receita Federal lança amanhã (sexta-feira, 24/9) uma nova portaria, alterando as Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac), subcolegiados integrantes do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac). O lançamento ocorrerá em solenidade programada para as 14h, com transmissão pela internet.

chr38nbsp;

Em 2018, a Portaria Conjunta RFB/SDA/Anvisa nº 1.702, de 7 de novembro, estabeleceu 15 Colfac nas principais alfândegas do País, representando 80% dos despachos aduaneiros. As discussões na área deste fórum, tem como objetivo identificar as dificuldades do fluxo comercial e buscar soluções aos problemas, através da união de esforços entre o setor público e privado. Ao longo dos anos, esta forma de trabalho conjunto se mostrou ser o ambiente eficaz para a discussão dos problemas enfrentados nas unidades locais, relativos à exportação, importação e trânsito, bem como a apresentação de propostas de melhorias.

chr38nbsp;

Considerando os relevantes resultados atingidos por meio das Colfac e visando à discussão de propostas de aprimoramento de procedimentos relativos à facilitação do comércio em todo o território nacional, a Receita Federal, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicarão nova portaria estabelecendo o funcionamento das Comissões em todas as Alfândegas do País.

chr38nbsp;

A nova normativa prevê que, sempre que possível, as reuniões devem ser abertas ao público, como forma de proporcionar ampla e efetiva participação dos interessados. Além disso, os participantes são convidados a enviar sugestões de temas para formar a pauta das reuniões. As sugestões de pauta poderão ser encaminhadas diretamente às Colfac, por meio de caixa corporativa criada especificamente para isso.

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.