19 de Abril de 2023 Geral

Portos e Navios: Carioca Engenharia assina contrato com ICTSI para ampliação do Porto do Rio de Janeiro

O projeto deve atrair novos negócios para a cidade, já que aumenta a capacidade do porto com a ampliação da extensão em quase 100 metros

A Carioca Engenharia, empresa com 76 anos de tradição no planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura, acaba de ser contratada pela ICTSI Rio — subsidiária da International Container Terminal Services, Inc., uma das maiores empresas portuárias do mundo — para a ampliação do cais do seu terminal no Rio de Janeiro. A obra ampliará em quase 100 metros a extensão do cais, aumentando a capacidade do porto para receber mais embarcações e com maior porte.

Para a Carioca, este contrato reforça o seu posicionamento em obras portuárias no cenário brasileiro. “Uma das nossas maiores expertises está, justamente, neste setor. Boa parte dos portos do Brasil contou com uma obra assinada pela Carioca. São mais de 50 obras portuárias no portfólio, 300 km de estacas no Brasil e 150 mil m2 de cais construídos. Estamos preparados para a nova fase do desenvolvimento portuário do país. Temos técnica, grande portfólio de equipamentos, experiência e inovação para ajudar o Brasil a avançar”, destaca Daniel Rizzotti, diretor-geral da Carioca.

Um dos diferenciais trazidos pela Carioca ao mercado foi o uso de novas ferramentas para a fundação das bases de portos e pontes em áreas de grande profundidade. As peculiaridades do solo, em terra e sob as águas, aliadas às demais características da área, tornaram necessária a introdução de outras técnicas, na fase de fundação, para a colocação das estacas tubadas e pré-moldadas de até 60 metros de comprimento. Com isso, a empresa conta com um bate-estacas flutuante conhecido como Ramlift, um equipamento de propriedade da Carioca, com cerca de 45m de comprimento, 17m de largura e mais de 50 m de altura da torre. Sua energia de cravação é de mais de 20 toneladas-metro, dotado de martelos hidráulicos ou pneumáticos à vapor ou ar comprimido. Ele será utilizado no projeto do Porto do Rio de Janeiro.

 

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