17 de Janeiro de 2023 Geral

Portos e Navios: Porto de Navegantes inicia ampliação para cargas congeladas

O Porto de Navegantes (Portonave) iniciou a ampliação para aumento da capacidade de contêineres de carga congelada (reefer). Com investimento de R$ 58 milhões, o projeto prevê a instalação de 1,2 mil novas tomadas até o mês de agosto de 2023. Ao todo, o terminal contará com mais de 3 mil tomadas ativas em operação.

A necessidade de ampliar o espaço visa atender a crescente demanda, tendo em vista que aproximadamente 37% da carga exportada pela Portonave é referente a contêineres reefers. Em 2022, essa movimentação fechou em 129.361 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés), sendo as principais cargas maçãs, aves e suínos, batata congelada, anéis de cebola e vegetais congelados.

Conforme dados do Datamar, de janeiro a outubro de 2022, o estado de Santa Catarina foi responsável por 30% dos reefers no Brasil, tanto na importação quanto na exportação. Só a Portonave, foi responsável por 15% dessa carga a nível nacional, também em ambos os fluxos.

O fato de SC ser um dos principais produtores de proteína animal do Brasil também favorece as cargas via Porto de Navegantes. Isso também é devido à disponibilidade de linhas de navegação para diversas regiões do mundo, como para países da Europa (origem top 1 das cargas importadas) e para países da Ásia (destino top 1 das cargas exportadas).

Nova estrutura comercial reefer

A área reefer também conta com nova estrutura. Com o objetivo de intensificar a articulação com clientes e também atender as novas necessidades de mercado, foi criado um novo departamento específico para atender estrategicamente cargas refrigeradas. Liderado pelo gerente Reefer Luís Lemos, o time conta com profissionais dedicados ao atendimento de clientes específicos de cargas refrigeradas.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.