22 de Agosto de 2022 Geral

Portos e Navios: Stolthaven Terminals do Brasil inaugura primeira planta de nitrogênio em parceria com a White Martins

A Stolthaven Terminals do Brasil, localizada no Porto de Santos, abriu oficialmente sua própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa a nível global. A planta foi desenvolvida em parceria, e será operada, pela White Martins, representante da Linde, a maior empresa de gases industriais e engenharia do mundo.

Ao abrir sua própria planta de geração de nitrogênio, a Stolthaven Terminals do Brasil pode gerenciar seu próprio fornecimento de nitrogênio para suas operações, garantindo a confiabilidade contínua e eficiência do serviço para seus clientes. A iniciativa também apoia a estratégia global da Stolthaven Terminals de adotar soluções cada vez mais sustentáveis e inovadoras para melhorar continuamente sua operação.

O nitrogênio é um gás inerte, que atua como um estabilizador e equalizador de pressão, e é fundamental no armazenamento, carregamento e descarregamento de líquidos nos terminais portuários. Até antes do início das operações da planta, a Stolthaven Terminals do Brasil adquiria seu nitrogênio através de fornecimento externo.

Agora, usando a tecnologia de adsorção por diferencial de pressão (PSA), a empresa poderá gerar nitrogênio para abastecimento próprio – em níveis de pureza acima de 98% – para cobrir a maior parte da capacidade total de tancagem de 150 mil m3 de seu terminal em Santos.

A planta de nitrogênio também tem alto grau de automação e monitoramento remoto, para garantir a continuidade do fornecimento, confiabilidade e segurança, mesmo durante períodos de manutenção.

Adicionalmente, a planta promoverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, o que diminuirá o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

Marcelo Schmitt, gerente geral da Stolthaven Terminals Brasil, disse: “Estamos felizes em poder implementar a primeira planta utilizando a tecnologia de PSA em um terminal portuário da Stolthaven em todo o mundo e também, o primeiro no Brasil. Em linha com nossa missão de ser o prestador de serviços de armazenagem mais respeitado pelos nossos clientes, obtendo excelência nos serviços e operações sustentáveis e modernas, essa parceria com a White Martins coloca ambas as empresas na vanguarda tecnológica de suprimento de nitrogênio em terminais portuários”.

Mário Simon, diretor executivo de negócios da BRIG, acrescentou: "A White Martins tem desenvolvido soluções customizadas para atender os mais diferentes setores da economia com foco nas necessidades de cada cliente, possibilitando confiabilidade e segurança nas operações. A parceria com a Stolthaven Terminals foi fundamental para desenvolvermos uma aplicação pioneira no Brasil de uma unidade Onsite, ou seja, construída dentro da área de produção do próprio cliente, em um terminal marítimo, que contribui diretamente para a redução de emissões de gases do efeito estufa”.

Galeria

ABTTC News

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber informações sobre a ABTTC.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.